sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Relevo
A maior parte do relevo do Centro-Oeste apresenta-se aplainado. Nessa região, encontramos a Planície do Pantanal, que é parcial e freqüentemente alagada durante as cheias do Rio Araguaia e seus afluentes. Circundando a Planície, temos o Planalto Central, representada pela Chapada dos Veadeiros e pela Serra dos Pirineus.
São importantes, também, no relevo do Centro-Oeste a Chapada do Espigão Mestre e a Serra do Maracajú, esta última representando um prolongamento no Planalto Meridional que atinge o sul do Mato Grosso do Sul.
Como em quase todo o território brasileiro, o relevo da região é marcado por unidades suaves, raramente ultrapassando mil metros de altitude. O relevo da Região Centro-Oeste é composto por três unidades dominantes:
fontes: brasilgeográfico e wikipédia
Vegetação
No Centro-Oeste existem formações vegetais bastante diferentes umas das outras. Ao norte e oeste aparece a Floresta Amazônica, praticamente impenetrável, composta por uma vegetação densa e exuberante. A maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo. O cerrado não é uniforme: onde há mais árvores que arbustos, ele é conhecido como cerradão, e no cerrado propriamente dito há menos arbustos e árvores, entre os quais se espalha uma formação contínua de gramíneas.
Em Mato Grosso do Sul, existe uma verdadeira "ilha" de campos limpos, conhecidos pelo nome de campos de Vacaria, que lembram vagamente o pampa gaúcho. A região do Pantanal, sempre alagável quando nas cheias de verão, possui uma vegetação típica e muito variada, denominada Complexo do Pantanal. Aí aparecem concentradas quase todas as variedades vegetais do Brasil: florestas, campos e até mesmo a caatinga.
Podem ser identificadas ainda as matas galerias em alguns trechos do cerrado, que se caracterizam por serem densas apenas nas margens dos cursos d'água ao longo dos quais se desenvolvem e cuja umidade as mantém. A floresta tropical que existia na região está praticamente extinta.
fonte: wikipédia
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
População e transportes
Urbanização
Consequência direta dos programas de mecanização da agricultura, a migração do campo, modifica a distribuição demográfica da região. A nova configuração exige dos estados, investimentos em infra-estrutura urbana e serviços. A mobilização, contudo é insuficiente. Atualmente a região registra indicadores sociais e de qualidade de vida abaixo da média brasileira. Uma exceção é o Distrito Federal, detentor das melhores taxas de escolaridade e da mais elevada renda per capita, da quantidade de veículos e telefones por habitante, de todo o país.
Economia
A economia do Centro-Oeste, cresce em um ritmo semelhante ao do país. Isso faz com que a região tenha, desde 1991, uma participação de 7,2% no PIB brasileiro, segundo o IPEA (acima de US$ 40 bilhões em 1999).
A agroindústria é o setor mais importante da economia da região. Ela é a maior produtora de soja, sorgo, algodão em pluma e girassol. Responde pela segunda maior produção de arroz e pela terceira maior produção de milho do país. O Centro-Oeste possui também o maior rebanho bovino do país, com cerca de 56 milhões de cabeças, principalmente em Mato Grosso do Sul.
As indústrias são principalmente do setor de alimentos e de produtos como adubos, fertilizantes e rações, além de frigoríficos e abatedouros. As maiores reservas de manganês do país estão localizadas no maciço do Urucum, no Pantanal. Devido ao difícil acesso ao local, tais reservas ainda são pouco exploradas.
Clima, vegetação e recursos minerais
Turismo
As cidades históricas goianas de Pirenópolis e Goiás (ex-capital do estado de Goiás), preservam casários e igrejas do período colonial, com mais de 200 anos, possuindo boa rede hoteleira.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Paisagens
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Pecuária
Vegetação e Solo
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
- Bacia Amazônica:, em Mato Grosso, para onde se deslocam rios colossais, como o Xingu, ou rios que formam principais afluentes do rio Amazonas, como o Juruena e o Teles Pires que formam o rio Tapajós;
- Bacia do Tocantins-Araguaia, ocupando o norte e o ponto mais a oeste de Goiás e o extremo leste de Mato Grosso;
- Bacia Platina, subdividida em suas bacias hidrográficas: a bacia do rio Paraná e a bacia do rio Paraguai, no restante da região.
Bacia do Rio Paraná
Bacia do Rio Paraguai
Fonte: http://regiaocentrooeste.blogspot.com/2007/11/hidrografia.html
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Hidrografia
O que é a Hidrografia?
A hidrografia é o estudo que é realisado sobre as águas do planeta, abrangendo rios, mares, geleiras,
oceanos, lagos, águas do subsolo e da atmosfera.
A grande parte da reserva hídrica mundial (mais de 97%) concentra-se em oceanos e mares, com um
volume de 1.380.000.000 km³. Já as águas continentais representam pouco mais de 2% da água do planeta,
ficando com um volume em torno de 38.000.000 km³.
próxima postagem: A Hidrografia da região Centro-Oeste
não perca!
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
IDH
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população dos países; Também podem ser calculados para um estado município ou região. O índice foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento..
Todos os anos, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas.
Na edição de 2009, o IDH avaliou 177 países, com a inclusão de Andorra e Liechtenstein pela primeira vez, e a volta do Afeganistão, que havia saído do índice em 1996.
Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2007/2008 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) o Brasil entrou pela primeira vez para o grupo de países com elevado desenvolvimento humano, com um índice medido em 0,800 no ano de 2005. Em 2006, obteve uma melhora no índice de 0,007 com uma pontuação de 0,807. No ano de 2009 encontra-se na 70ª colocação mundial, com um índice de 0,813 valor considerado de alto desenvolvimento humano.
IDH médio da Região Centro-Oeste
0,815 elevado PNUD/2005 [1]
Classificação
O índice varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total), sendo os países classificados deste modo:
Quando o IDH de um país está entre 0 e 0,499, é considerado baixo → país de desenvolvimento baixo.
Quando o IDH de um país está entre 0,500 e 0,799, é considerado médio → país de desenvolvimento médio.
Quando o IDH de um país está entre 0,800 e 1, é considerado alto → país de desenvolvimento alto.
Critérios de Avaliação
Índice de educação: O primeiro, com peso dois, é a taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais de idade — na maioria dos países, uma criança já concluiu o primeiro ciclo de estudos (no Brasil, o Ensino Fundamental) antes dessa idade. Por isso a medição do analfabetismo se dá, tradicionalmente a partir dos 15 anos. O segundo indicador é a taxa de escolarização: somatório das pessoas, independentemente da idade, matriculadas em algum curso, seja ele fundamental, médio ou superior, dividido pelo total de pessoas entre 7 e 22 anos da localidade. Também entram na contagem os alunos supletivo, de classes de aceleração e de pós-graduação universitária, nesta área também está incluído o sistema de equivalências Rvcc ou Crvcc,
Longevidade: O item longevidade é avaliado considerando a esperança de vida ao nascer. Esse indicador mostra a quantidade de anos que uma pessoa nascida em uma localidade, em um ano de referência, deve viver. Ocultamente há uma sinterização das condições desaúde e de salubridade no local, já que a expectativa de vida é fortemente influenciada pelo número de mortes precoces.
Renda: A renda é calculada tendo como base o PIB per capita do país. Como existem diferenças entre o custo de vida de um país para o outro, a renda medida pelo IDH é em dólar PPC (Paridade do Poder de Compra), que elimina essas diferenças.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
O clima da Região é tropical tipicamente continentais ou semi-úmidos, que é resultado por duas estações bem definidas, como uma chuvosa e outra seca. Mesmo não apresentando um clima variado, a região tem uma grande amplitude térmica. Em média ao longo dos anos as mínimas são de 5°C e as máximas chegam a 41°C. No inverno com a entrada de massas de ar polar pode ocorrer geadas no sul do Mato Grosso do Sul e quando a massa de ar frio é forte chega-se a registrar geadas até em Goiás, porém não é todo ano que acontece isso. Por exemplo, no sul de Goiás a média é de 1 geada a cada 3 anos. Já no sul do Mato Grosso do Sul a média é de 3 geadas por ano. Em Brasília e região, em razão de sua altitude (mais de 950 metros), as temperaturas são moderadas levando-se em consideração sua latitude baixa, mas não chega a ocorrer geadas, sendo que durante os meses de maio e agosto a umidade relativa do ar fica extremamente baixa fazendo assim com que durante a tarde a temperatura fique elevada mas após o pôr do sol ela cai rapidamente e durante a madrugada chega a valores de até 10°C.
Média Anual de temperaturas:
domingo, 13 de setembro de 2009
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste se localisa no centro do país e é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso capital : Cuiabá , Mato Grosso do Sul capital : Campo Grande, Goiás capital: Goiânia e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país.
A Região Centro-Oeste é limitada ao norte pelos Estados do Amazonas e Pará, a noroeste pelo Estado de Rondônia, a nordeste pelo Estado de Tocantins, a leste pelo Estado da Bahia, a sudoeste pela Bolívia e Paraguai, a sudeste pelos Estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
Ocupa uma área de 1.604.852 km2 ( 18,5% da área do país )
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Para rir um pouco...
Apesar de tantas coisas belas em nosso país, também as vezes nos deparamos com fatos que fazem as pessoas se envergonharem de tamanha brutalidade com nosso idioma! Este é o caso de uma LAN HOUSE que foi grosseiramente escrita como LÃ RAUSE,(.......)quando nos deparamos com tal situação nos dá vontade de perguntar se é uma casa especializada em lã mas então preferimos largar na Internet para podermos dar muitas e boas risadas...
domingo, 30 de agosto de 2009
Falando de um modo diferente - com informações cívicas, geográficas e econômicas
DADOS PRINCIPAIS
ÁREA: 8.514.215,3
CAPITAL: Brasília
POPULAÇÃO: 183,9 milhões (2007)
- Sudeste (77,8 milhões), Nordeste (51,5 milhões), Sul (26,7 milhões), Norte (14,6 milhões).
QUANTIDADE DE MUNICÍPIOS: 5.435
MOEDA: Real ( R$ )
NOME OFICIAL : República Federativa do Brasil
NACIONALIDADE: brasileira
DATAS NACIONAIS: 7 de setembro (Dia da Independência ) e 15 de Novembro ( Proclamação da República )
GEOGRAFIA DO BRASIL:
LOCALIZAÇÃO: leste da América do Sul
FUSO HORÁRIO: horário de Brasília (oficial)
CLIMA DO BRASIL : equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical atlântico, subtropical e semi-árido
CIDADES DO BRASIL (PRINCIPAIS): São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Recife, Manaus, Curitiba, Florianópolis, Belém, Maceió, Cuiabá, João Pessoa, Fortaleza, São Luis.
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Pardos: 42,6%, Brancos: 49,7%, Negros: 6,9%, Indígenas: 0,3%, Amarelos: 0,5% (Fonte: PNAD 2006).
IDIOMAS: português (oficial)
RELIGIÃO: cristianismo (católicos 71%, outros 10%), espiritismo, judaísmo, cultos afro-brasileiros.
DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 22 hab./km2
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1,38% ao ano (1991 a 1996).
TAXA DE ANALFABETISMO: 11,1% (2007).
RENDA PER CAPITA: R$ 13.515,00 (ano de 2007).
ECONOMIA BRASILEIRA:
Produtos Agrícolas: algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, laranja, soja.
Pecuária: Bovinos, Equinos, Muares, Caprinos, Asinino, Bubalino, Suínos, Ovinos, Aves, Coelhos.
Mineração: bauxita, ferro, manganês, ouro e petróleo.
Indústria: de transformação, de bens de consumo e bens duráveis.
PIB (Produto Interno Bruto): 2,889 trilhões de reais (ano de 2008)
Crescimento do PIB em 2008: 5,1%
domingo, 23 de agosto de 2009
Curiosidades do futebol. Você sabe quem foi o primeiro campeão Brasileiro de futebol?????
R: O primeiro campeão Brasileiro de futebol foi o Atlético mineiro em 1971 o técnico era Têle Santana.
Curiosidades do Brasil em 1959 quem era a Capital do Brasil ?????
R: A Capital do Brasil em 1959 era o Rio de Janeiro.
Curiosidades do Brasil. Você sabe qual o ano que foi inaugurada Brasília?????
R: Brasília foi inaugurada em 1960.
Curiosidades do Brasil. Você sabe quem foi o 3º presidente do Brasil?????
R: Foi Prudente de Morais.
Curiosidades do Brasil. Você sabe onde está Sepultado D.PedroII?????
R: Em Petrópolis.
Curiosidades do Brasil. Tubarão é um município de qual Estado Brasileiro?????
R: Do Estado de Santa Catarina.
Curiosidades do Brasil. Você sabe quem foi o fundador de Olinda?????
R: Foi Duarte Coelho.
Curiosidades do Futebol. Você sabe qual o primeiro time Paulista a ser campeão da Copa do Brasil?????
R: Foi o Corinthians em 1995.
Curiosidades do Brasil. Você sabe em que ano o Brasil se desligou Oficialmente de Portugual?????
R: Em 1822.
Curiosidades do Brasil. Você sabe quem foi o primeiro Governador Geral do Brasil?????
R: O Primeiro Governador Geral do Brasil foi Tomé de Souza.
Curiosidades do Brasil. Você sabe quando ocorreu a invasão Holandesa em Pernambuco?????
R: Em 1630.
Curiosidades do Brasil. Você sabe quem criou a primeira Ferrovia do Brasil?????
R: Foi o Barão de Mauá
Curiosidades do Brasil. Tomé de Souza Fundou qual Cidade e Capital do Brasil até 1763 ?????
R: Salvador.
Curiosidades do Brasil. Você sabe onde ocorreu a Revolução Federalista?????
R: Rio Grande do Sul.
Curiosidades do Brasil. Você sabe qual foi o primeiro selo postal emitido no Brasil, em 1843?????
R: Foi Olho-de-Boi.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Falando um pouco sobre o Brasil...
Curiosidades
A Língua Portuguesa é a quinta língua mais falada do mundo por um total de aproximadamente 191 milhões de pessoas. (The World Fact Book)
A árvore mais velha do Brasil é um jequitibá-rosa com 3020 anos que se encontra no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro em SP. (Rank Brasil).
O Brasil tem a frota de helicópteros que mais cresce no mundo. O tráfego de helicópteros em São Paulo é o terceiro maior do mundo (Revista Veja)
O teatro mais antigo em atividade no Brasil, é o de Ouro Preto, Minas Gerais que está em funcionamento desde 1769 (Rank Brasil).
A bandeira brasileira hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília é a maior bandeira hasteada no mundo. Por não suportar o vento e rasgar, ela é trocada mensalmente. Cada mês um estado brasileiro diferente é responsável pelos custos da nova bandeira. (Site do Vestibular)
Nos rios amazônicos, já foram descobertas 1.500 espécies de peixes, mas estima-se que exista pelo menos o dobro. Isso é quinze vezes mais do que todas as espécies de peixes encontradas nos rios da Europa. (Revista Veja)
Foi um sergipano radicado na França o criador do primeiro cartaz de propaganda de um filme. Cândido de Faria fez em 1902 o cartaz do filme "Les Victimes de l' Alcoolisme", inspirado na obra de Émile Zola. (Revista Istoé)
Entre São João Del Rei e Tiradentes ém Minas Gerais ainda circula a mais antiga Maria-Fumaça do mundo (desde 1881). Ela faz um percurso de 12 km. (Rank Brasil)
Joinville, em Santa Catarina cedia todos os anos o maior festival de dança do mundo, que reúne 6.000 participantes de 30 países. (Revista Istoé)
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Apólo Centro-Oeste
Somos alunas da 6ª série do Colégio Sinodal Tiradentes de Campo Bom-RS e estamos torcendo muito para que gostem de nossas postagens, esperamos muitos comentários e muito interesse!
Obrigado das alunas: Alana, Caroline e Maria Eduarda e esperamos as suas visitas :D