Relevo
A maior parte do relevo do Centro-Oeste apresenta-se aplainado. Nessa região, encontramos a Planície do Pantanal, que é parcial e freqüentemente alagada durante as cheias do Rio Araguaia e seus afluentes. Circundando a Planície, temos o Planalto Central, representada pela Chapada dos Veadeiros e pela Serra dos Pirineus.
São importantes, também, no relevo do Centro-Oeste a Chapada do Espigão Mestre e a Serra do Maracajú, esta última representando um prolongamento no Planalto Meridional que atinge o sul do Mato Grosso do Sul.
Como em quase todo o território brasileiro, o relevo da região é marcado por unidades suaves, raramente ultrapassando mil metros de altitude. O relevo da Região Centro-Oeste é composto por três unidades dominantes:
fontes: brasilgeográfico e wikipédia
Vegetação
No Centro-Oeste existem formações vegetais bastante diferentes umas das outras. Ao norte e oeste aparece a Floresta Amazônica, praticamente impenetrável, composta por uma vegetação densa e exuberante. A maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo. O cerrado não é uniforme: onde há mais árvores que arbustos, ele é conhecido como cerradão, e no cerrado propriamente dito há menos arbustos e árvores, entre os quais se espalha uma formação contínua de gramíneas.
Em Mato Grosso do Sul, existe uma verdadeira "ilha" de campos limpos, conhecidos pelo nome de campos de Vacaria, que lembram vagamente o pampa gaúcho. A região do Pantanal, sempre alagável quando nas cheias de verão, possui uma vegetação típica e muito variada, denominada Complexo do Pantanal. Aí aparecem concentradas quase todas as variedades vegetais do Brasil: florestas, campos e até mesmo a caatinga.
Podem ser identificadas ainda as matas galerias em alguns trechos do cerrado, que se caracterizam por serem densas apenas nas margens dos cursos d'água ao longo dos quais se desenvolvem e cuja umidade as mantém. A floresta tropical que existia na região está praticamente extinta.
fonte: wikipédia
Um comentário:
Ficou bem legal o blog de voces.Ficou explicado sobre o centro-oeste.
Gabriel.
Postar um comentário